Vamos aqui dar prosseguimento sobre as TAGs, apresentando como iremos dispor as identificações nos desenhos:
TAGS NO FLUXOGRAMA
No fluxograma, as TAGs das tubulações deverão estar acima da respectiva linha, e nos equipamentos, deverá estar próxima, podendo ser ligada por um traço ao equipamento ou estar dentro de um circulo. Em equipamentos maiores como vasos de pressão, a TAG pode ser posicionada dentro do equipamento.
TAGS NA PLANTA DE TUBULAÇÃO
Nas plantas de tubulação você deverá colocar as TAGs em cima das linhas, ou utilizar de setas com a TAGs para identificar as tubulações visto que pode não haver espaço no local. É também recomendado taguear todas as linhas que saem dos limites do desenho, colocando a TAG em cima de setas direcionadas para cada linha como mostra a figura abaixo. Em equipamentos maiores, podemos colocar a TAG em sua linha de centro juntamente com sua elevação. Em equipamentos menores (como válvulas, purgadores e separadores), podemos puxar um traço e colocar a TAG dentro de um círculo (ou elipse). Não precisamos identificar válvulas gaveta, globo ou de retenção. Vamos nos ater a identificar apenas válvulas mais específicas como as de segurança.
TAGS NO ISOMÉTRICO
Deveremos colocar as TAGs nos isométricos, com a mesma inclinação das cotas. Posicionaremos elas em cima ou em baixo das linhas (como cada isométrico geralmente só contempla uma ou duas linhas, podemos colocar a TAGs apenas no início e no final da linha). Devemos identificar todas as válvulas, reduções, bocais, respiros, equipamentos e instrumentos. Podemos puxar setas direcionadas para o equipamento (como no caso das válvulas) e colocar a TAG como na figura abaixo. Podemos também identificar os equipamentos colocando a TAG em cima da linha de centro do equipamento. Todas as setas também devem estar em perspectiva isométrica.